26 de março de 2010

Top Requisições da EBI


Os livros mais requisitados ao longo do 2º Período pelos alunos da EBI foram:







1 - O Diário de Sofia (vários numeros);










2 - O livrinho das adivinhas de José Viale Moutinho;












3 - Poemas da Mentira e da Verdade de Luísa Ducla Soares;









4 - O Principezinho de Antoine de Saint-Exupéry;











5 - É arriscado namorar por e-mail de Caroline Plaisted.

Poema "Os Livros"

Os Livros


Apetece chamar-lhes irmãos,
tê-los ao colo,
afagá-los com as mãos,
abri-los de par em par,
ver o Pinóquio a rir
e o D. Quixote a sonhar,
e a Alice do outro lado
do espelho a inventar
um mundo de assombros
que dá gosto visitar.
Apetece chamar-lhes irmãos
e deixar brilhar os olhos
nas páginas das suas mãos.

José Jorge Letria
“Pela casa fora”, 1997

Matilde Rosa Araújo

A Biblioteca da EB1/JI do Agrupamento de Escolas de Apelação tem como patrono uma autora portuguesa que muitas obras escreveu para as crianças - Matilde Rosa Araújo!

Esta nossa "madrinha" nasceu a 20 de Junho de 1921, em Lisboa, na quinta dos avós em Benfica. Teve a alcunha de "Laranjinha" e uma boneca chamada Januária.

Nunca foi à escola: os professores da primária e do liceu ensinaram-na em casa. Por isso, quando acabou a Universidade, quis ser professora para estar sempre perto das crianças. Durante mais de 40 anos, deu aulas em muitas escolas do país e foi também "pedagoga", que é como se chamam as pessoas que passam muito tempo a imaginar como deveria ser a escola ideal.

22 de março de 2010

Semana da Leitura


A Semana da Leitura de 2010 comemorou-se, no Agrupamento de Escolas de Apelação, entre os dias 15 e 19 de Março, em conjunto com a Semana das Línguas.
Desenvolveram-se variadas actividades para os alunos de todos os ciclos de ensino, tanto na sala de aula, como na Biblioteca.
Aconteceu na Biblioteca:


  • Foi realizada uma exposição temática de livros intitulada "Que tipo de leitor és?". 
  •                                   



  • A biblioteca também acolheu muitos trabalhos realizados pelos alunos dos diversos ciclos de ensino em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Língua Francesa.



  • A BE foi ainda decorada com uma frase alusiva à leitura e também recebeu de presente um painel pintado pelo novo membro da equipa da Biblioteca que tem futuro como artista plástico ;)  Só falta uns pormenores para poder admira-lo no novo Canto da Leitura especialmente criado para momentos de leitura descontraída.

  • Foram disponibilizados jogos didácticos em papel para serem resolvidos na BE relacionados com a leitura e os recursos da biblioteca (Sopa de Letras; Palavras-cruzadas com adivinhas - "As adivinhas-cruzadas"; "Os títulos baralhados"; "Os autores trocados" e "Os provérbios incompletos"). Muitos alunos aceitaram o desafio e resolveram as fichas com sucesso!
  •                                             


    Os alunos do JI nº2 vieram à biblioteca ouvir a história "O Cuquedo" de Clara Cunha. Apanharam um grande susto! Mas também se divertiram muito a "andar de cá para lá de lá para cá" na biblioteca para o Cuquedo assustador não voltar a fazer das dele!
              

  • Foi realizado um Concurso de Leitura e de Ortografia para os alunos dos 2º e 3º ciclos. Este decorreu na Biblioteca em conjunto com as professoras do Departamento de Línguas. Os alunos vencedores foram assistir à peça "O Feiticeiro de Oz"!




  • A biblioteca promoveu a actividade "5 dias, 1 conto" e colocou nos livros de ponto das turmas dos 2º e 3º ciclos um conto de Edgar Allan Poe dividido em 5 partes para ser lido nos vários dias da semana. "A verdade sobre o caso do Senhor Valdemar", retirado da antologia recomendada pelo Plano Nacional de Leitura "O grande livro do medo: 20+1 histórias para tremer" da Didáctica Editora, acompanhou assim muitos alunos nas manhãs da Semana da Leitura levando vários curiosos à Biblioteca para requisitarem a obra!


  • Para os alunos do 1º ciclo, a Biblioteca aproveitou o espaço das AEC's de cada turma para promover a leitura de obras do PNL ("O segredo do Rio" de Miguel Sousa Tavares, "A lenda do viajante que não podia parar" e "Poemas da Mentira e da Verdade".


  • Um grupo de alunos do 1º ciclo, da turma do 4ºB, protagonizaram um momento de Leitura expressiva e dramatizada única na Sala dos Professores, levando aos presentes as peripécias contadas na fábula "O leão e o rato" de Jean de La Fontaine que tinham estudado nas AEC's da Biblioteca!


  • É também de salientar que todos os alunos do 1º ciclo da EBI elaboraram um livro de fábulas em ponto grande onde se pode admirar os seus trabalho de ilustração e de dobragem de papel!
                  


  • A biblioteca também lançou o concurso Quem quer ser sábio? sobre o tema do ambiente por se comemorarem o Dia Mundial da Floresta (dia 21) e da Água (dia 22 de Março). Cada ciclo tem um problema para resolver até ao final desta semana. As respotstas acertadas receberão prémios!






  • Finalmente, os alunos que frequentam o Ensino Nocturno na EBI também foram lembrados nesta Semana da Leitura. Deu-se início à circulação de duas "Caixas de Leitura" com obras da biblioteca disponibilizadas para empréstimo domiciliário. A todos os requisitantes foi distribuído um marcador com citações alusivas aos livros e à leitura.

Boas leituras a todos e não se esqueçam:

Os livros são amigos que nunca nos deixam mal.”  (Thomas Carlyle)


21 de março de 2010

Dia Mundial da Poesia

 Comemora-se hoje o Dia Mundial da Poesia!

Aqui fica um poema que poderão encontrar na biblioteca.









Aprender a Estudar

Estudar não é só ler livros
que há nas escolas
É também aprender a ser livre
Sem ideias tolas.

Ler um livro é muito importante
às vezes urgente.
Mas os livros não são o bastante
para a gente ser gente.

É preciso aprender a escrever
mas também a viver
mas também a sonhar.
É preciso aprender a crescer
aprender a estudar.

Estudar também é repartir
também é saber dar.

José Carlos Ary dos Santos

Partihar Leituras

"O tempo para ler, assim como o tempo para amar, aumenta o tempo de viver.

(Daniel Pennac)


A leitura dá-nos acesso a múltiplos mundos. 

Queremos que alunos, professores, animadores, funcionários, enfim, toda a comunidade educativa, nos mostre algumas boas razões para ler. Enviem então para o e-mail da BE alguns textos, poemas, citações, etc. que vos tocaram, de que gostam, que vos surpreenderam, etc.

A equipa da Biblioteca, por sua vez, irá partilhar alguns bons momentos de leitura… textos que de alguma forma tocaram algum de nós… Leiam, desfrutem e divulguem…

Sophia de Mello Breyner Andresen

A autora em destaque na nossa biblioteca durante o mês de Março é Sophia de Mello Breyner Andresen.



Sophia de Mello Breyner Andresen
(1919 – 2004)


Sophia de Mello Breyner Andresen é uma das maiores poetisas portuguesas contemporâneas. Também escreveu muitas obras em prosa.

Nasceu no Porto, em 1919, no seio de uma família aristocrática. Era de origem dinamarquesa por parte do pai. A sua infância e adolescência decorrem entre o Porto e Lisboa, onde frequentou o curso de Filologia Clássica.

Após o casamento com o advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares, fixa-se em Lisboa, passando a dividir a sua actividade entre a poesia e a actividade cívica, tendo sido notória activista contra o regime de Salazar. A sua poesia ergue-se como a voz da liberdade, especialmente em "O Livro Sexto".