25 de janeiro de 2011

«O futuro é como agora, mas mais à frente.»

             Chegou hoje à nossa biblioteca o romance de Joana Bértholo:
                   DIÁLOGOS PARA O FIM DO MUNDO



Há uma história de amor, num tempo futuro após o fim do mundo, quando o amor ganhou sentidos novos ou deixou até de fazer sentido. Junto com o cinema, os museus e o próprio tempo. Há um famoso general do exército vermelho e uma velha que se lembra de tudo, do que importa e do que não importa. Três irmãs que carpem o destino dos homens e uma pequenina com ar de imperatriz. Há um cão mítico, e incontáveis pores-do-sol. Há até a bordo uma orquestra prussiana, que todas as tardes toca exactamente a mesma peça de Wagner. Segue tudo e todos juntos, num ajuntamento de opções flutuantes, uma espécie de arca. O que todos mais querem é chegar ao Brasil. Mas não sabemos se o Mundo não acaba entretanto.
     @Jornal Forum
 
 
    «O diálogo é a suprema forma de alimento.»
 
Sê o primeiro a participar neste diálogo!





19 de janeiro de 2011

Eugénio de Andrade nasceu há 88 anos

      José Fontinhas - nome verdadeiro de Eugénio de Andrade - nasceu a 19 de Janeiro de 1923 em Póvoa de Atalaia, uma pequena aldeia da Beira Baixa situada entre o Fundão e Castelo Branco.


     Como reconhecimento pela sua notável obra poética, traduzida para diversas línguas, foram-lhe atribuídos inúmeros prémios literários, tanto em Portugal como no estrangeiro.
     Na sua obra encontramos livros para crianças, um belo exemplo é a História da Égua Branca que conta a história de uma bela égua branca que é disputada por três irmãos que têm de provar merecê-la. No final, uma lição que acompanha o ser humano durante toda a sua vida: um tesouro não pode pertencer a que não o merecer.
   A obra está incluída na lista de livros do Plano Nacional de Leitura.




Urgentemente

É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.

É urgente destruir certas palavras,
Ódio, solidão e crueldade,
Alguns lamentos,
muitas espadas.

É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.

Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.
 
                                               Eugénio de Andrade



      José Fontinhas morreu no dia 13 de Junho de 2005 com 82 anos; Eugénio de Andrade permanece vivo no legado que nos deixou: o tesouro das suas palavras!

17 de janeiro de 2011

13 de janeiro de 2011

A Apelação agradece!


     No passado dia 21 de Novembro de 2010 o Agrupamento de Escolas de Apelação recebeu a visita dos alunos de um Curso Profissional da Escola Secundária de Vendas Novas. 



     Os visitantes consideraram importante mover uma campanha de sensibilização e incentivo à leitura na Apelação e nesse sentido recolheram livros que ofereceram hoje à Biblioteca Escolar.
     A Apelação agradece!
    

10 de janeiro de 2011

Visita a tua Biblioteca


    O fundo documental das bibliotecas do nosso Agrupamento está mais rico!

Visita as nossas bibliotecas e descobre os novos livros e DVD´s que se encontram disponíveis.



6 de janeiro de 2011

Hora das Artes

Reis Magos e Tradições de Natal


        Decorreu hoje na Biblioteca Rosa Matilde Araújo a dinamização do conto “Reis Magos e Tradições de Natal” de M. Jesus Sousa no âmbito do projecto “A Hora das Artes”.
     Celebrando o Dia de Reis, os alunos do 3ºA exploraram um conto subordinado ao tema do Dia de Reis, entoaram canções alusivas à festividade e aprofundaram o conhecimento do motivo pelo qual nesta época se come Bolo Rei, se trocam prendas e se cantam as Janeiras.

5 de janeiro de 2011

6 de Janeiro - Dia de Reis

      

      Assinala-se amanhã a data em que os Três Reis Magos  - Gaspar, Belchior e Baltasar foram visitar o Menino Jesus e Lhe ofereceram ouro, incenso e mirra.
      Em alguns países, especialmente nos países hispânicos, é tradição dar as prendas de Natal às crianças neste dia.
     Em Portugal nesta altura as crianças representam a história dos Reis Magos, come-se Bolo-Rei, grupos de pessoas juntam-se e vão pelas portas Cantar os Reis que são canções tradicionais da vida de Jesus e saudações à família e donos da casa; depois de cantarem, os donos da casa, convidam os reizeiros para entrar e oferecem-lhes comida e bebida.

Zeca Afonso - Natal dos Simples