Alice Vieira (1943/…)
Alice Vieira nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Em 1958 iniciou a sua colaboração no suplemento «Juvenil» do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional.
A sua carreira de escritora desenvolveu-se paralelamente à de jornalista, nos fins-de-semana e nas horas livres. Em 1989 decidiu dedicar-se por inteiro à escrita. Para além da sua actividade de escritora, é constantemente solicitada para conferências em escolas e centros culturais de todos o país.
Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo, editados na Caminho, mais de cinco dezenas de títulos.
Em 1979, recebeu o Prémio de Literatura Infantil Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa. Em 1983, com Este Rei que Eu Escolhi, foi distinguida com o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil, e em 1994 com o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra.
Alice Vieira foi indicada, por duas vezes, como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen. Trata-se do mais importante prémio internacional no campo da literatura para crianças e jovens, atribuído a um autor vivo pelo conjunto da sua obra.
Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projecção nacional e internacional. Foi igualmente apresentada por duas vezes, como candidata ao ALMA (Astrid Lindgren Memorial Award).
Visto em: http://html.editorial-caminho.pt/show_autor__q1area_--_3Dcatalogo__--_3D_obj_--_3D31810__q236__q30__q41__q5.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário