Isabel Alçada
(1950/ …)
Isabel Alçada nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950 e é a mais velha de três irmãs. A casa da família era muito frequentada pelas tias e pelas primas, mas apesar de pertencer a um grupo maioritariamente feminino, quem representava a autoridade máxima era o pai, homem de pulso firme, alegre, optimista, criativo.
As histórias e os jogos que inventava, bem como os passeios e visitas a museus que organizava, representava um desafio e um estímulo permanente para as filhas e afinal para todos os que os acompanhavam.
A infância e juventude decorreram num ambiente alegre, caloroso, feliz, rico de vivências.
Frequentou o Liceu Francês Charles Lepierre, onde concluiu o Ensino Secundário. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa.
Casou ainda estudante, na véspera de fazer 18 anos, e iniciou a sua vida profissional a trabalhar no Centro de Formação e Orientação Profissional - Psicoforma. Concluído o curso, ingressou nos quadros do Ministério da Educação, tendo participado activamente na Reforma do Ensino Secundário em 1975/76. No ano seguinte, optou por seguir carreira como professora de Português e História. Foi convidada para trabalhar na formação de professores como orientadora de estágio.
Entre 1981 e 1983, fez parte da direcção do Sindicato de Professores da Grande Lisboa, afecto à Federação Nacional dos Professores (Fenprof).
Nessa qualidade, participou em diversos cursos e seminários em Portugal e no estrangeiro.
Entretanto, em 1982/83, fez o mestrado em Ciências da Educação nos Estados Unidos da América, Universidade de Boston. Em 1987, iniciou a preparação do doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Liége (Bélgica).
A partir de 1985, passou a integrar o quadro de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Publicou estudos que apresentou em Bruxelas, Tessalónica, Aix-en-Provence e Frankfurt.
Como escritora de livros infanto-juvenis, estreou-se em 1982, em parceria com Ana Maria Magalhães, com a colecção "Uma Aventura", que conta hoje com mais de 50 volumes, e depois "Viagens no Tempo".
No ano lectivo 1995/1996, foi nomeada pelo Ministério da Educação coordenadora do grupo de trabalho responsável pela concepção da Rede de Bibliotecas Escolares, e, no ano seguinte, foi nomeada para coordenar a equipa encarregada de estudar as problemáticas relacionadas com o livro escolar.
Em Janeiro de 2001, assumiu o cargo de Administradora da Fundação de Serralves, em regime de voluntariado.
Em 2006, foi designada Comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL), uma iniciativa dos Ministérios da Educação, da Cultura e dos Assuntos Parlamentares.
O PNL tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos parceiros europeus.
Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, reflectem a infância feliz, a longa e variada experiência educativa, o enorme talento para comunicar com os mais novos.
Isabel Alçada, co-autora da colecção juvenil "Uma Aventura" e ex-dirigente sindical, recentemente ingressou no mundo da política, sendo, desde Outubro de 2009 Ministra da Educação.
Bibliografia
http://aeiou.expresso.pt/ministra-da-educacao-isabel-alcada=f543083
http://html.editorial-caminho.pt/show_autor__q1area_--_3Dcatalogo__--_3D_obj_--_3D32119__q236__q30__q41__q5.htm
3 comentários:
A autura do mês não foi muito boa escolha....
Deviam ter posto umas pessoas mais esperiente
A Isabel Alçada é uma Grande escritora ja fez muitos Trabalhos.
Acho que foi uma boa idea fazer o Blog da escola da apelação porque estão a Mostrar que a escola não é tão má com Falam Na telvisão
Acho que a Isabel Alçada não é uma boa escritora ela só é conlhecida porque os livros dela esriveram postros na televisão...
Ela não é uma boa escritora!!!!!!
Enviar um comentário