21 de março de 2010

Sophia de Mello Breyner Andresen

A autora em destaque na nossa biblioteca durante o mês de Março é Sophia de Mello Breyner Andresen.



Sophia de Mello Breyner Andresen
(1919 – 2004)


Sophia de Mello Breyner Andresen é uma das maiores poetisas portuguesas contemporâneas. Também escreveu muitas obras em prosa.

Nasceu no Porto, em 1919, no seio de uma família aristocrática. Era de origem dinamarquesa por parte do pai. A sua infância e adolescência decorrem entre o Porto e Lisboa, onde frequentou o curso de Filologia Clássica.

Após o casamento com o advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares, fixa-se em Lisboa, passando a dividir a sua actividade entre a poesia e a actividade cívica, tendo sido notória activista contra o regime de Salazar. A sua poesia ergue-se como a voz da liberdade, especialmente em "O Livro Sexto".



Foi sócia fundadora da "Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos" e a sua intervenção cívica foi uma constante, mesmo após a Revolução de Abril de 1974, tendo sido Deputada à Assembleia Constituinte pelo Partido Socialista.

A sua actividade literária (e política) pautou-se sempre pelas ideias de justiça, liberdade e integridade moral. A depuração, o equilíbrio e a limpidez da linguagem poética, a presença constante da Natureza, a atenção permanente aos problemas e à tragicidade da vida humana são reflexo de uma formação clássica e da paixão de Sophia pela cultura grega.

Em 1964 recebeu o Grande Prémio de Poesia pela Sociedade Portuguesa de Escritores pelo seu livro “Livro sexto”.

Foi mãe de cinco filhos: uma professora universitária de Letras, um jornalista e escritor de renome (Miguel Sousa Tavares), um pintor e ceramista e mais uma filha que é terapeuta ocupacional e herdou o nome da mãe.

Os filhos motivaram-na a escrever contos infantis, que rapidamente se transformaram em clássicos da literatura infantil em Portugal, marcando sucessivas gerações de jovens leitores com títulos como "O Rapaz de Bronze", a "A Menina do Mar", “O Cavaleiro da Dinamarca” ou “A Floresta”.



Fontes: http://www.mulheres-ps20.ipp.pt/SophiaMBreyner.htm; http://pt.wikipedia.org/wiki/Sofia_de_Melo_Breyner e http:/// . (Adaptado)

Sem comentários: