O projecto "Ha'u hakarak Aprende" é uma campanha de sensibilização para a recolha de diversos materiais escolares para a biblioteca de Abafala, Baguia, Belavista, Daralata, Laga, Bahamori em Timor Leste.
No passado dia 20 de Maio, dia da Restauração da Independência de Timor-Leste, os formandos das turmas B2, B3-0 e B3-2 dos cursos EFA desta escola iniciaram uma campanha de sensibilização destinada a toda a comunidade escolar e local. O objectivo desta iniciativa consiste em recolher materiais escolares destinados a bibliotecas em Timor-Leste. Os materiais pretendidos vão desde livros de literatura infanto/juvenil ou clássicos, manuais escolares de qualquer ano lectivo ou disciplina (à excepção das línguas estrangeiras) a lápis, borrachas, cadernos, etc., etc… As crianças timorenses precisam de todo o tipo de material!
Esta iniciativa insere-se no projecto “ Ha´u Hakarak Aprende” desenvolvido em algumas escolas como as dos Agrupamentos de Escolas de Apelação, Tortosendo, Marco de Canavezes e São Pedro do Sul. Tem como finalidade a recolha de material escolar para ser distribuído em diversas bibliotecas escolares timorenses no distrito de Baucau (Abafala, Daralata, Belavista, Buruma, Laga, Baguia, entre outras) que foram criadas com a ajuda de alguns professores cooperantes portugueses entre os anos de 2002 e 2005.
Estas bibliotecas possuem actualmente um número muito reduzido de livros, o que dificulta a aprendizagem e consolidação da língua portuguesa, reimplantada neste país há alguns anos atrás e ainda pouco enraizada nos alunos mais novos.
Vamos mostrar que estamos mais uma vez solidários com a causa timorense! Vamos provar que na Apelação não nos esquecemos do nosso irmão mais novo!
Os meninos timorenses querem aprender Português!
Não nos esqueçamos deles!
Sejamos solidários!
Tragam as vossas contribuições e deixem-nas na Biblioteca ou no PBX da nossa escola!
Obrigadu barak! (Muito obrigado!)
1 comentário:
Acho que a ideia é Muito Boa , Porque há muitas crianças em Timor leste que não sabem ler, mas querem aprender . Por isso acho que devemos todos Dar os livros a Biblioteca.
Enviar um comentário